Autenticação - Breeze.

article featured image

Nesta lição, exploraremos a criação de um sistema de autenticação de utilizadores. Aprofunde os seus conhecimentos nesta etapa fundamental do desenvolvimento.

Uma das vantagens do Laravel é a sua capacidade de reutilização de código. Existem pacotes, conhecidos como 'packages', que já incluem rotinas predefinidas, facilitando a sua utilização.

Para conhecermos estes packages, vamos à pagina do Laravel ao link Packages, onde podemos ver alguns dos packages oficiais do Laravel.

O primeiro que vemos é o Package Breeze, este package permite criar uma autenticação completa nas aplicações que estamos a criar. 

Para o instalarmos devemos ter em atenção o seguinte: 

composer require laravel/breeze --dev

  • Após a instalação do package Breeze, é preciso executar o comando:

php artisan breeze:install

  • Na pergunta que é feita devemos indicar o tipo Breeze Stack queremos que instale. Vamos optar pela Blade with Alpine - blade

blade

  • Na questão que se segue, dark mode, fica ao vosso gosto;
  • Por fim, na pergunta Pest tests, respondemos: 0

Para ver o que acabamos de instalar corra a sua aplicação. Poderá ver que foram adicionados dois links no canto superior direito:

Além destes dois links, foram incorporados vários ficheiros ao nosso projeto. Vamos agora focar-nos na explicação do que, atualmente, é mais relevante para os objetivos desta aula.

No diretório routes, o ficheiro web.php passou por alterações e foi acrescentado um novo ficheiro chamado auth.php, encarregado de gerir todas as rotas relacionadas com a autenticação da aplicação.

Para testar a nosssa aplicação, vamos clicar nao link Register e vamos preencher o nosso formulário para criar um novo utilizador. Não se esqueça de criar a base de dados, configurar o ficheiro .env e migrar os dados para a base de dados.

Após o registo ser concluído, será automaticamente redirecionado para a página do Dashboard, estando agora autenticado na aplicação.

Poderá verificar que se fizer Log Out e em seguida Log In a sua aplicação já está a funcionar corretamente. 

Não se esqueça que as rotas para o dashboard estão no ficheiro web.app.

E que a interface do mesmo está no diretório resources\views.

Desta forma, temos o nosso sistema de autenticação criado e em funcionamento. Agora, só precisamos adaptá-lo à aplicação que estamos a desenvolver.