Controlar LED com potenciómetro.

article featured image

Esta aula tem como objetivo fazer a combinação das duas aulas anteriores onde aprendemos a escrever valores analógicos, para o funcionamento de um LED, e onde aprendemos a ler valores analógicos de um potenciómetro. Assim, hoje vamos utilizar um potenciómetro para regular a intensidade de luminosidade de um LED.

Vamos precisar de algum material, nomeadamente: Arduíno, Breadboard, Potenciómetro, um LED, uma resistência e seis Jumpers.

O circuito eletrónico que vamos usar é o seguinte:

Relembrando a última aula, o que vamos verificar é que quando o regulador do potenciómetro estiver todo virado para a esquerda o LED vai encontrar-se apagado, à medida que o formos regulando para a direita ele vai acender e a sua luminosidade vai aumentar progressivamente.

Uma outra situação que devemos ter em conta é que o valor lido do potenciómetro está compreendido entre 0 e 1023 e o valor a escrever tem de estar compreendido entre 0 e 255. Deste modo torna-se necessário fazer uma conversão de valores, analisemos a figura seguinte:

Tendo compreendido este processo, resta-nos agora passar ao algoritmo que pretendemos.

Assim, o primeiro passo do nosso algoritmo é identificar as portas, a analógica que nos vai servir para ler os dados do potenciómetro e a digital que vai servir para escrever o sinal analógico para ligar o LED.

Em seguida, no void setup(), vamos dizer qual o sentido das nossas portas, isto é, se são de entrada ou saída (I/O), e damos início à porta série para podermos monitorizar o nosso circuito elétrico.

Por último vamos ler os dados do potenciómetro, convertendo-os em sinais analógicos em valores entre 0 (0V) e 255 (5V) e escrevemos esses valores pela porta que identificamos como sendo o nosso LED.

E assim terminamos mais uma aula, espero que tenham gostado e cá vos espero na próxima. Obrigado.

 

Exercício

Pegue no valor analógico de escrita e converta-o num valor em Volts. Mostre-o no monitor série.