Um motor de passo converte os impulsos elétricos em movimentos discretos mecânicos. O eixo de um motor de passo gira em incrementos discretos quando os impulsos de comando elétricos são aplicados a ele na sequência correta.
A rotação dos motores tem várias relações diretas a estes pulsos de entrada aplicados. A sequência dos impulsos aplicados está diretamente relacionada com a direção de rotação do eixo do motor, a velocidade de rotação do motor com a frequência dos impulsos de entrada e o comprimento de rotação com o número de impulsos de entrada. Ou seja, Para controlar o motor de passo precisa-se aplicar tensão a cada uma das bobinas numa sequência específica.
Este tipo de motores de passo tem muitas vantagens, tais como:
Mas nada é perfeito e por isso não podemos esquecer que este tipo de motor também tem suas desvantagens:
Depois desta breve introdução, passemos ao seu uso. Vamos precisar do seguinte material: Arduíno, 1 Motor_de_passo e 1 Driver_ULN2003.
Vamos utilizar o seguinte circuito:
Como podemos ver no circuito, uma das formas de controlar o motor de passo com o Arduíno é utilizando um driver ULN2003 que contém um chip ULN2003A.
Para alimentar o motor de passo ligamos o driver com +5V e GND provenientes do Arduíno. Na imagem abaixo podemos ver o esquema de ligação das bobinas e cores dos fios do motor de passo.
Passemos à programação do mesmo tendo em atenção o seguinte:
A solução que irei aqui mostrar é uma das várias formas de fazer rodar o motor de passo em ambos os sentidos, horário e anti-horário, mas a de melhor compreensão a meu ver.
Espero que tenham gostado desta aula e aproveitem-na para dar criatividade aos vossos projetos.
Fiquem bem. Abraço...