Dispositivos e Sensores

Aprenda o conceito e o modo de funcionamento dos componentes que utiliza nos seus projetos.

Arduino UNO

Arduino é uma plataforma que permite desenvolver protótipos de um produto de eletrónica em que o hardware é livre e de placa única. Foi criado com um microcontrolador Atmel AVR com suporte de entrada/saída embutido, utiliza uma linguagem de programação padrão que é essencialmente C/C++.

Utilizando o Arduino, principiantes e profissionais, podem criar ferramentas que são acessíveis a um baixo custo, flexíveis e fáceis de serem usadas.

A típica placa de Arduino é composta por um controlador, algumas linhas de E/S digital e analógica, além de uma interface serial ou USB, para interligar-se ao hospedeiro, normalmente um PC, que é usado para programá-la e interagir em tempo real.

Embora o Arduino UNO seja a placa mais típica, existem vários modelos. No entanto, realço as duas seguintes, a primeira por ser compacta e a segunda por ser uma das maiores placas de Arduino:

  • Arduino Nano - é compacto (48 x 18 mm). Vem com ou chip ATmega32u4 e possui uma porta USB nativa. Trabalha em 5V, com um cristal de 16 MHz, uma porta ICSP, um botão de reset e alguns LEDs de status. Todos os pinos de I/O são os mesmos que ou modelo de Leonardo.
  • Arduino MEGA 2560 - possui um microcontrolador Atmega2560. Tem 54 pinos digitais e 16 analógicos, 4 UARTs (portas seriais de hardware), um cristal de 16 MHz do oscilador, um conetor de alimentação, uma porta USB para conexão, um cabeçalho ICSP e um botão de reinicio.