Dispositivos e Sensores
Aprenda o conceito e o modo de funcionamento dos componentes que utiliza nos seus projetos.
Um resistor é um dispositivo elétrico com a finalidade de limitar a corrente elétrica num circuito. Esta limitação ou oposição à passagem de corrente elétrica dá-se o nome de resistência elétrica ou impedância que possui como unidade o ohm.
Embora estes causem uma queda de tensão numa parte de um circuito elétrico não causam quedas de corrente elétrica, apesar de limitar a corrente. Isso quer dizer que a corrente elétrica que entra num terminal do resistor será exatamente a mesma que sai pelo outro terminal, porém há uma queda de tensão.
Utilizamos os resistores para controlar a corrente elétrica sobre os componentes que queremos utilizar no nosso circuito.
Podemos encontrar resistores fixos ou variáveis
(potenciómetro) em que o valor nominal é alterado ao rodar o eixo ou deslizando uma alavanca.
Para identificarmos o valor do resistor devemos seguir o código de cores do mesmo. Este consiste em faizas coloridas que indicam a, b, c e % de tolerância na seguinte equação: R = (10a + b) * 10^c ± % da tolerância
Na potência c, são permitidos valores somente até 7, o dourado passa a valer -1 e o prateado -2.
(Crédito da Imagem: Future Owns)
Por exemplo, se tivessemos um resistor de 220 Ohm, utilizado normalmente com os LEDs, como faríamos a leitura das cores?
Normalmente um resitor possui quatro bandas de cores. Assim, no primeiro grupo de cores a primeira e a segunda banda representam o valor nominal e a tercerceira o multiplicador. A última banda é a tolerância do resistor, isto é, a margem de erro. Normalmente, esta será de 5% (Gold) que é perfeita e comum.
No entanto, podemos encontrar resistores com cinco bandas, ou seja, tem uma banda adicional, um terceiro valor significativo, que proporciona um maior nível de precisão caso o projeto o exija. Portanto, temos três algarismos significativos, um multiplicador e a tolerância, que é impressa singularmente no ombro.
Voltanto à leitura do nosso resistor de 220 Ohm
- O primeiro valor significativo é o vermelho, usando a tabela podemos ver que o vermelho tem valor 2.
- O segundo valor significativo também é vermelho, o que nos dá 22.
- O multiplicador é marrom, e isso decodifica para 10. Se multiplicarmos 22 por 10, obtemos 220.
- A banda final, tolerância, é de ouro. O ouro é de 5%, o que significa que podemos aceitar uma resistência com uma margem de erro de 5%.
Se o resistor fosse de cinco bandas a leitura seria feita da seguinte forma:
- O primeiro valor significativo é o vermelho, usando a tabela podemos ver que o vermelho tem valor 2.
- O segundo valor significativo também é vermelho, o que nos dá 22.
- O terceiro valor significativo é preto, indicando 0. Agora temos 220.
- O multiplicador é preto e decodifica para 1. Se multiplicarmos 220 por 1, obteremos 220.
- A banda final, tolerância, é de castanha. O castanho é de 1%, o que significa que podemos aceitar uma resistência com uma margem de erro de 1%.