Dispositivos e Sensores
Aprenda o conceito e o modo de funcionamento dos componentes que utiliza nos seus projetos.
O transístor surge da necessidade de substituir as válvulas eletrónicas que regulavam o fluxo de eletrões (partícula subatómica com carga elétrica negativa, mais precisamente, de 1.609×10^-19 C (coulomb)). Esta descoberta revolucionou o mundo pois permitiu a criação de diversos dispositivos avançados, como por exemplo, computadores, telemóveis e uma infinidade de equipamentos eletrónicos que utilizamos no nosso dia a dia.
Um transístor funciona como uma espécie de interruptor. Estes são de extrema importância para a eletrónica e podemos destacar dois tipos de transístores:
- PNP - transístores que trabalham com valores Positivo – Negativo – Positivo. Estes transístores à saída conduzem um sinal positivo, ou seja, o transístor é alimentado com sinal de tensão positivo e negativo para funcionamento do circuito interno, e na saída emite um sinal positivo;
- NPN - transístores que trabalham com valores Negativo – Positivo – Negativo. Com o funcionamento parecido ao PNP. No entanto, tem sinal negativo na sua saída.
Normalmente os transístores apresentam três terminais ou "pinos":
- B = Base, principal responsável pela ativação do transístor;
- C = Coletor, terminal positivo do transístor;
- E = Emissor, Terminal negativo do transístor.
O princípio básico de funcionamento de um transístor, quando é acionado através da tensão de alimentação, é permitir que passe uma corrente por um resistor na sua base, desta forma o próximo componente do circuito é alimentado. Para que isso aconteça o transistor necessariamente deve receber uma tensão na sua base, o resistor citado está presente para proteger o transistor de correntes e tensões de surto.
Os transístores são utilizados em circuitos eletrónicos e muitas vezes são aplicados como amplificadores de um sinal de tensão. Existem vários tipos de transístores, cada um deles varia em aplicação e características de trabalho, alguns são utilizados como uma simples chave ou amplificador por exemplo.
Exemplos de aplicação:
- NPN
- PNP
Em suma, podemos usar um transístor para:
- Amplificação;
- Atuar como switch.