Em seguida, no void setup(), inicializamos o Monitor Série e definimos o pinMode da porta digital usada para o LED.
Por fim, no void loop(), verificamos se há algo a ser recebido pelo Monitor de Série e, se houver, lemos esse valor. É importante observar que o valor recebido vem em código da tabela ASCII, portanto, pode ser necessário alterar esse valor para o caracter normal que o código representa.
Vamos agora utilizar o App Inventor para desenvolver uma aplicação que permite ligar e desligar o LED.
No Designer, criamos o nosso layout com os componentes que mostra a seguinte imagem:
Em seguida, passamos para a construção dos blocos que necessitamos para que a nossa aplicação funcione.
O primeiro passo é permitir que a aplicação se ligue com o Bluetooth através dos seguintes blocos:
O primeiro bloco permite que a aplicação tenha permissões e liste todos os dispositivos Bluetooth que o dispositivo deteta (não te esqueças de emparelhar o Bluettoth com o teu dispositivo antes de utilizar esta aplicação que estás a criar).
O segundo bloco permite que o dispositivo se ligue ao Bluetooth selecionado.
Por fim, criamos o bloco que nos irá permitir enviar informações para o Arduíno.
A partir deste momento é dar asas à tua imaginação para criar novos projetos que te traga alegria e satisfação.
Fica bem e programa "Like a Boss".