Bluetooth HC-06.

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Esta aula tem como principal objetivo explicar como construir um circuito que utiliza o módulo Bluetooth HC-06 e como utilizá-lo para comunicações com o Arduíno.

Vamos precisar do seguinte material: 

 Arduíno, Bluetooth HC-06, LED, 1 Resistor 220 Ohms e Jumpers.

O objetivo deste pequeno exemplo é ligar e desligar um LED através de uma aplicação feita no App Inventor que comunica com o Arduíno através do módulo Bluetooth HC-06. Vamos para este fim utilizar o seguite esquema de circuito:

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Como podemos ver as conexões físicas são: 

  • Conecta o pino TX do módulo HC-06 ao pino 2 do Arduino.
  • Conecta o pino RX do módulo HC-06 ao pino 3 do Arduino.
  • Conecta o pino VCC do módulo HC-06 a uma saída de 5V do Arduino.
  • Conecta o pino GND do módulo HC-06 ao GND do Arduino.

Quanto ao algoritmo que temos de desenvolver, vamos por começar por adicionar a biblioteca SoftwareSerial para configurar uma porta série adicional no Arduino para se comunicar com o módulo HC-06, não esquecendo de definir uma variável para a porta digital que vai comunicar com o LED e uma variável booleana para nos indicar se o LED está ligado ou desligado.

Em seguida, no void setup(), inicializamos o Monitor Série para podermos monitorizar algo que se passe no algoritmo, definimos o pinMode da porta digital usada para o LED e inicializamos a comunicação com o módulo HC-06.

No void loop() verificamos se há algo a ser recebido pelo Monitor de Série e, se houver, lemos esse valor. Verificamos o valor recebido e, se for o valor pretendido, ligamos ou desligamos o LED.

Agora vamos utilizar o App Inventor para desenvolver uma aplicação que permite ligar e desligar o LED.

No Designer, criamos o nosso layout com os componentes que mostra a seguinte imagem:

Em seguida, passamos para a construção dos blocos que necessitamos para que a nossa aplicação funcione. 

O primeiro passo é permitir que a aplicação se ligue com o Bluetooth através dos seguintes blocos:

O primeiro bloco permite que a aplicação liste todos os dispositivos Bluetooth que o dispositivo deteta (não te esqueças de emparelhar o Bluettoth com o teu dispositivo antes de utilizar esta aplicação que estás a criar).

O segundo bloco permite que o dispositivo se ligue ao Bluetooth selecionado.

Por fim, criamos o bloco que nos irá permitir enviar informações para o Arduíno.

A partir deste momento é dar asas à tua imaginação para criar novos projetos que te traga alegria e satisfação.

Fica bem e programa "Like a Boss". 

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