Para podermos desenvolver um código que permita a utilização deste tipo de LCD, vamos precisar de incluir a libraria LiquidCrystal.h para criar o objeto LCD.
Após este passo, fundamental ao funcionamento do nosso projeto, é necessário inicializar o nosso LCD no void setup() indicando o número de linhas e colunas a usar.
Uma outra situação possível é a utilização deste LCD com um módulo I2C. Neste caso, o circuito será diferente e haverá a necessidade de incluir as librarias Wire.h e LiquidCrystal_I2C.h, em troca da libraria LiquidCrystal.h. Estas librarias estão disponíveis no fundo deste tópico no link download e devem ser colocadas para a pasta LIBRARIES da IDE do seu Arduino (programa).
Para inicializar este LCD utilizamos o seguinte código:
No código acima, foi usado o endereço 0x27, pois é o endereço que vem definido por padrão. No entanto, este endereço pode ser mudado utilizando os pinos A0, A1 e A2.
Vamos ver agora algumas funções para tirar proveito do nosso LCD:
Direção do texto:
Espero que tenham gostado desta aula e façam experiências de forma a aprofundar cada uma destas funções.
Até à próxima, um abraço...