O principal objetivo das Pontes H é ler e converter os sinais enviados pelo Arduíno em tamanhos compatíveis com o controlo do motor. Por exemplo, o Arduíno, cujos sinais podem funcionar a um máximo de 5V/20mA, após a aplicação da ponte H, pode facilmente controlar um motor que requer 12V/1A para funcionar.
O chip L293D é muito comum por ser barato e fácil de usar porque possui uma montagem THT, isto é, podemos ligá-lo diretamente à breadboard.
Este possui 16 pinos distribuídos da seguinte forma:
Em particular, o L293D possui uma corrente média por canal de 0.6A-1.2A, isto significa que o motor pode consumir até 0.6A, mas, se por algum motivo, a corrente aumentar para 1.2A nada de mal irá acontecer desde que seja por um curto período de tempo.
Ao olhar para a imagem acima, podemos ver que os pinos 4, 5, 12, 13 são pinos Terra(GND), o chip L293D é alimentado pelo Arduíno com 5V pelo pino 16 e pode haver uma alimentação externa dos motores até 36V pelo pino 8.
Um dos problemas que podemos ter nesta ponte é a queda de tensão. Por exemplo, se alimentarmos os motores com 9V, o L293D vai gastar parte desta energia e os motores só irão receber no máximo 7V. Existem pontes mais recentes, como a TB6612, que têm uma queda de tensão menor.
Para controlar a direção do motor temos os pinos 2 e 7 e, no caso de termos um segundo motor, podemos utilizar os pinos 10 e 15. Os pinos 1 e 9 servem para definir a velocidade dos motores.
Utilizando a seguinte tabela, Tabela Verdade, podemos parar ou mudar de direção a rotação do motor:
Pinos de saída dos motores: 3 e 6 para o primeiro motor e 11 e 14 para um segundo motor.
Vamos agora dar início ao nosso exercício prático com Ponte H. Iremos utilizar o seguinte circuito:
Como podemos ver pela imagem do circuito, o mesmo é alimentado por duas fontes de alimentação, pelo Arduíno e por uma pilha de 9V, a razão que nos leva a fazer isto é para que não haja interrupções e resets frequentes. Neste caso os motores vão ser alimentados pela pilha de 9V diretamente.
O condensador eletrolítico utilizado no esquema vai servir para filtrar a tensão fornecida pela bateria de 9V.
Vamos passar agora à programação.
Um dos grandes desafios é o controlo de rotação, sentido horário e anti-horário. Nesta aula este desafio cairá por terra, iremos criar um pequeno código que nos permita colocar o motor a rodar nos dois sentidos e ao mesmo tempo regular a velocidade do mesmo.
Antes de iniciar o algoritmo, devemos ter em atenção o seguinte:
Espero que tenham gostado desta aula e aproveitem-na para dar criatividade aos vossos projetos.
Fiquem bem. Abraço...