O sensor infravermelho para Arduino é uma peça fundamental no mundo da eletrónica, permitindo a deteção de radiação infravermelha e possibilitando uma ampla gama de aplicações, desde o controlo remoto até sistemas de automação residencial e projetos interativos.
Nesta aula, vamos criar um pequeno exemplo para aprender a trabalhar com este sensor.
Vamos precisar do seguinte material:
Arduino; Breadboard; 1 LED; 1 Resistor de 220 Ohms; 1 Sensor IR; 5 Jumpers.O esquema do circuito a utilizar pode ser o da figura abaixo:

Agora só falta desenvolver o algoritmo para a sua utilização. Em primeiro lugar, vamos declarar as variáveis necessárias para o nosso algoritmo. Comecemos por declarar a variável que servirá para indicar a porta digital através da qual será recebido o sinal do sensor, 9; em seguida, a porta digital que será utilizada para ligar e desligar o LED, indicando assim a presença de um objeto, 13.
No void setup(), indicamos o pinMode das portas utilizadas pelo sensor e pelo LED.
Por fim, no void loop(), lemos o valor do sensor IR e, com base no valor lido, tomamos as nossas decisões. Neste caso, se o valor lido for HIGH, ligaremos o LED; caso contrário, o LED permanecerá sempre desligado.
Espero que tirem proveito deste sensor nos diversos projetos que irão realizar.
Estou à vossa espera na próxima aula. Fiquem bem!