O sensor CNY70 é um sensor de reflexão de luz infravermelha que geralmente consiste num LED emissor de infravermelhos (LED mais escuro) e um fototransistor (LED mais claro) para detetar a luz refletida. O princípio de funcionamento baseia-se na emissão de luz infravermelha pelo LED em direção a uma superfície. Se a superfície for refletora, a luz infravermelha é refletida de volta em direção ao fototransistor.
O fototransistor, por sua vez, converte a luz infravermelha recebida num sinal elétrico. A quantidade de luz refletida depende das propriedades óticas da superfície alvo. Em aplicações comuns, como sistemas de controlo de linha, o sensor é posicionado de forma a detectar a presença ou ausência de uma linha (ou outra marcação) na superfície.
Assim, o sensor CNY70 pode ser utilizado para detecção de objetos, seguimento de linha em robôs, deteção de obstáculos e outras aplicações onde a reflexão de luz infravermelha é um indicador relevante. O valor do sinal elétrico gerado pelo fototransistor pode ser interpretado pelo Arduino para tomar decisões ou acionar ações específicas no projeto em que está integrado.
Mas passemos ao código necessário à sua utilização.
Em primeiro lugar, vamos declarar as variáveis necessárias para o nosso algoritmo. Comecemos por declarar a variável que servirá para indicar a porta analógica através da qual será recebido o sinal do sensor, A0; em seguida, a porta digital que será utilizada para ligar e desligar o LED, indicando assim a presença de um objeto, 3.
No void setup()
, inicializamos o monitor serial para visualizar os valores lidos pelo sensor e indicamos o pinMode das portas utilizadas pelo sensor e pelo LED.
Por fim, no void loop()
, lemos o valor do sensor CNY70 e, com base no valor lido, tomamos as nossas decisões. Neste caso, se o valor lido for superior a 25, desligaremos o LED; caso contrário, o LED permanecerá sempre ligado.
Espero que tirem proveito deste sensor nos diversos projetos que irão realizar.
Estou à vossa espera na próxima aula. Fiquem bem!