01 - Configurar Ethernet Shield.

article featured image

Este projeto tem como objetivo ensinar a configurar a placa Ethernet Shield para que o nosso Arduíno possa ter acesso à Internet.

Para dar continuidade ao projeto vamos precisar do seguinte material: Arduíno, Ethernet Shield, SD Card e Cabo de Rede.

O primeiro passo é colocar o Ethernet Shield, com cuidado, no Arduíno       . A comunicação entre as duas placas é feita através das portas 11, 12 e 13.

Em seguida vamos verificar se tudo está a funcionar corretamente. Ligamos o Arduíno ao computador e o Ethernet Shield à rede que vamos utilizar e onde o nosso computador está ligado.

Abrimos o editor de código do Arduíno e carregamos o código de exemplo "CardInfo" para a placa de Arduíno que nos vai permitir verificar se o leitor  de cartões SD existente na placa Ethernet Shield está a funcionar (Ficheiro > Exemplos > SD > CardInfo).

Através do monitor de série podem verificar o conteúdo do cartão SD.

Nota: para o uso do cartão SD a porta padrão utilizada pelo Ethernet Shield é a 4.

Este cartão SD pode funcionar como um disco rígido onde vão ser guardadas as páginas que queremos disponibilizar através da placa Ethernet Shield, esta placa vai trabalhar como se fosse um servidor web.

Mas, para este projeto inicial, vamos utilizar apenas a memória do Arduíno para criarmos a nossa página que será muito simples mas ilustrativa do uso da Ethernet Shield.

Vamos começar o nosso projeto definindo as bibliotecas a utilizar e as configurações que a nossa Ethernet Shield precisa de ter para ser reconhecida na rede:

A configuração do IP depende da gama de IP's utilizada na sua rede, daí que tenha de ter em atenção este pormenor. Se não souber qual a sua gama IP's, vá à linha de comandos (Procurar programas e ficheiros - cmd - Enter) e escreva ipconfig, vai obter uma listagem da sua configuração de rede onde pode encontrar a sua gama de IP's.

A porta 80 é utilizada por defeito pelo HTTP. No entanto, podem alterar para outra porta.

Neste momento estamos prontos a configurar a nossa função void setup() com as seguintes instruções:

Mesmo sem mais nenhum código é posssível verificar se o nosso servidor Web já se encontra a funcionar. Para isso bsta passar o código para a placa de Arduíno e abrir o Monitor Serial.

 

Chegou a altura de criarmos a nossa página para que os nossos "clientes" a possam visualizar.

No void loop() verificamos se há "clientes" e, se ou houver, vamos mostrar a página Web.

Após o carregamento do código para a placa de Arduíno podemos aceder ao nosso WebServer através do Browser  colocando na barra de endereços o IP e a Porta definido para a nossa Ethernet Shield. No nosso caso, só necessitamos de colocar 192.168.89.177 dado que a porta 80 é a porta padrão do http.

Se abrirmos o Monitor Serial podemos ver o que se está a passar no nosso servidor.

 

Feito!!!

Espero que tenham compreendido e que este projeto seja uma nova etapa e um ponto de partida para novos projetos.

Fiquem bem e até um novo projeto.

Abraço.

 

Post Seguinte