03 - SD do Ethernet Shield.

article featured image

Para dar continuidade a este tema, vamos ver como utilizar o cartão SD do Ethernet Shield para alojar as nossas páginas Web.

Não me vou alongar muito neste projeto com a configuração inicial do Ethernet Shield, visto ser um posto já visto em "Configurar Ethernet Shield".

Vamos partir já para o ponto principal deste projeto - Alojar as páginas Web no Cartão SD.

Isto quer dizer que antes de utilizar o Ethernet Shield temos de criar a nossa página, utilizando um editor de HTML ou até mesmo o bloco de notas, e colocá-la no Cartão SD.

Nota importante: quando forem gravar lembrem-se que estamos a trabalhar com o Arduíno e que, como já foi referido numa aula anterior, este obedece às regras de MS-DOS, isto é, o nome só pode ter 8 carateres e a extensão 3 carateres.

Ao gravar o ficheiro, e para que este seja executado automaticamente no servidor, o nome a dar ao ficheiro deverá ser index.htm. Se por engano derem o nome index.html, para o Arduíno, este passa a ser index~1.htm.

 

Depois deste passo, vejamos quais as alterações a efetuar no nosso código de Arduíno.

Dado que vamos utilizar o cartão SD será necessário adicionar a biblioteca <SD.h> e definir uma variável do tipo ficheiro que permita lhe atribuir a página web a abrir.

No desenvolvimento do void setup(), para além do código necessário à Ethernet Shield, vamos inicializar o cartão SD e em seguida vamos verificar se o ficheiro que queremos abrir existe no cartão.

Em seguida, no void loop() no local onde no projeto anterior tínhamos escrito o HTML, vamos trocar esse código pelo código necessário à abertura da página no cartão SD.

Mais um passo dado na aprendizagem do Ethernet Shield.

Espero que estejam a gostar e cá vos espero no próximo projeto.

Um Abraço,

 

Post AnteriorPost Seguinte