Monitorização do código.

article featured image

Na aula anterior estivemos a colocar dois LED a piscar intercalados e aprendemos a utilizar ciclos de repetição com contador, o que nos permitiu minimizar o código.

Para esta aula, vamos utilizar o material da aula anterior, o mesmo circuito, e vamos monitorizar o seu funcionamento através do Monitor Serial passando alguma informação para o nosso monitor.

O circuito utilizado foi este:


Neste momento, e após a realização do exercício pedido na aula anterior, o seu código deve ser igual ou parecido com este:

Debruçando-nos agora sobre o tema desta aula, passar informação ao utilizador pelo monitor do computador através do Monitor Serial do Arduíno.

Para podermos utilizar o Monitor Serial é necessário definir essa porta, e apenas uma vez, daí que essa instrução seja dada no void setup():

Alguns de vocês devem estar a perguntar o porquê de 9600. Este 9600 indica a rapidez de transmissão (baud), isto é, velocidade com que é enviada e recebida informação pelo Monitor Serial. Existem já valores predefinidos e este é um deles. Para a nossa situação, não há necessidade do valor ser mais alto. No caso de quererem experimentar, e acho bem que o façam, vão verificar que não notam nenhuma diferença.

No entanto, o valor que definirem no algoritmo tem de ser igual ao valor do Monitor Serial.

A partir deste momento, e para que seja possível aparecer alguma coisa no nosso Monitor Serial, é necessário dar as instruções para tal. A instrução para escrever é Serial.print();  ou Serial.println();. Qual a diferença entre as duas? A diferença é que a instrução print escreve a mensagem que queremos e não muda de linha, o que quer dizer que se tivermos mais do que uma informação a dar ela irá ser dada sempre na mesma linha, o que pode trazer alguma confusão na leitura da mesma. Já o println escreve a informação e muda de linha, em algumas situações facilita-nos a leitura da informação.

Vamos agora simular a seguinte situação: Queremos saber quando o LED vermelho está a piscar e quantas vezes ele pisca.

Para esta situação vamos então ter o seguinte código:

Depois de fazer o Upload do código para o nosso Arduíno, e para ver o Monitor Serial, temos de carregar na lupa que se encontra no canto superior direito.

E assim chegamos ao fim, tenham sempre a preocupação de escrever e corrigir o vosso código. Evitem o copiar / colar. É com os erros que aprendemos.

Espero que tenham gostado da aula e cá vos espero na próxima. Obrigado.

 

Exercício

Tendo compreendido a aula, modifique o código para que, para além da informação do LED vermelho, apareça também a informação para o LED Amarelo.