Condensador.

article featured image

Condensadores ou Capacitor

Condensadores

Antes de vermos o conceito de condensador, devemos saber que a capacitância é a propriedade que alguns componentes ou dispositivos têm de armazenar cargas elétricas.

Por norma, a maioria dos componentes possuem alguma capacitância ou efeito capacitivo, esta pode trazer efeitos positivos ou até mesmo negativos aos circuitos.

A capacitância, cujo símbolo é a letra C, é medida em Farad (F).

 

Tendo em conta que um condensador é um componente que armazena cargas elétricas, este é constituído basicamente por duas placas metálicas, chamadas de armadura, separadas por um isolante, chamado de dielétrico.

Quando exposto a uma diferença de potencial, uma das armaduras fica “rica” em cargas positivas e outra em negativas, acumulando assim uma certa carga.

 

Quando um condensador é submetido a uma tensão CC, comporta-se como se fosse um recipiente que armazena carga com o passar do tempo.

No funcionamento de um circuito existem dois momentos a ter em conta: momento t0 e t.

Assim, o momento t0 é, para um circuito cc, como se fosse um curto-circuito. A corrente nesse instante é máxima e vai decrescer com o tempo.

No momento t∞, o condensador assemelha-se a um isolante e a corrente é zero.

 

Em corrente alternada o condensador produz, dada a alternância de polarização das suas placas, um efeito de “resistência” à corrente elétrica chamada de reatância capacitiva.

As principais características deste são:

É inversamente proporcional à frequência de oscilação da fonte de alimentação;

Possui inércia de tensão, adiantando a corrente em relação à tensão de 90º.

Matematicamente temos: Xc = 1 / (2 x π x f x C) onde Xc é a reatância capacitiva em ohms; f frequência em Hertz e C é a Capacitância em Farads. (π = 3.1416)

 

Olhando a imagem abaixo podemos ver a simbologia usada nos condensadores:

 

Estes podem ser caraterizados por:

Capacitância e tensão de isolamento: A especificação dos condensadores em relação ao seu valor nominal e sua tensão de isolamento pode ser feita diretamente da impressão de valores em picofarads ou microfarads e da tensão de isolamento no corpo do condensador, ou ainda pelo código de cores.

O código de cores é normalmente feito em condensadores feitos de poliéster, e expressa os valores da capacitância em picofarads, a tolerância e a máxima tensão de isolamento.

 

Vejamos o seguinte exemplo: Um condensador que possui cinco faixas de cores na seguinte ordem: castanho, preto, laranja, branco e azul.

1º algarismo = castanho = 1;

2º algarismo = preto = 0;

Multiplicador = laranja = 1K;

Tolerância = branco = 10%;

Isolamento  = 630V.

Logo o condensador tem as seguintes especificações: 10KpF ou 10nF, 630V e 10% de tolerância.

 

Webgrafia

Curso Básico de Eletrônica Analógica em Scribd [em linha]. Acedido em 16 de outubro de 2015. Disponível na Internet: http://www.scribd.com/doc/131980285/63882656-eletronica-pdf#scribd.

Capacitor em Wikipédia [em linha]. Acedido em 30 de outubro de 2015. Disponível na Internet: https://pt.wikipedia.org/wiki/Capacitor.

Post Anterior