Passemos ao algoritmo para a etapa, precisaremos de incluir várias bibliotecas. Nomeadamente, a SPI e a MFRC522 para o RFID, Wire e LiquidCrystal_I2C para o LCD e, por último, a Servo para a utilização do Servo Motor.
Em seguida, iremos declarar as variáveis usadas para as portas digitais e variavéis auxiliares que vão ser necessárias para o desenvolvimento da etapa.
No void setup(), inicializamos o Monitor Serial para monitorizar o algoritmo, o LCD para exibição de informações, indicamos as portas digitais que irão servir para comunicar com os servos e colocamo-los na posição inicial desejada. Por fim, inicializamos o SPI e o RFID.
No void loop(), vamos começar por verificar se há algum RFID presente e em seguida fazer a sua leitura.
Feita a sua leitura, limpamos o LCD para que uma nova informação seja escrita e verificamos se o cartão lido é o que pretendemos que tenha acesso ao parque de estacionamento. Se for, além de abrir a cancela, para que o utilizador tenha acesso ao parque, guardamos a indicação que o veículo se encontra dentro do parque, para que da próxima vez que seja apresentado o cartão RFID a cancela a abrir seja a de saída.
Destacamos a implementação de um sistema de saída eficiente e conveniente no parque de estacionamento. O uso de cartões RFID para autenticar a saída de veículos garante um processo rápido e eficaz, ao mesmo tempo que verifica se o veículo estava previamente dentro do parque.
A abertura da cancela controlada por um servo motor torna a saída do parque suave e sem complicações, proporcionando uma experiência agradável aos utilizadores. Este sistema simplificado de saída contribui para a eficiência do parque, minimiza o tempo de espera e otimiza a gestão de tráfego.
Além disso, a integração de tecnologias como o cartão RFID e o servo motor demonstra o compromisso com a automação e a inovação, tornando o parque de estacionamento mais seguro e com melhor controlo de acesso.
Esta etapa do projeto representa mais um passo em direção a um sistema de gestão de estacionamento completo e eficaz, onde a comodidade do utilizador é priorizada.
Na próxima etapa, etapa cinco, vamos juntar todas as etapas até aqui desenvolvidas numa maquete que irá ilustrar o nosso parque de estacionamento.