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A entrada no parque será controlada por um sistema de acesso com cartão RFID. Os utilizadores terão cartões RFID que, quando apresentados, abrirão uma cancela controlada por um servo motor.

Etapa 03 - Entrada no Parque de Estacionamento

A entrada no parque será controlada por um sistema de acesso com cartão RFID. Os utilizadores terão cartões RFID que, quando apresentados, abrirão uma cancela controlada por um servo motor. Além disso, um LCD fornecerá informações de boas-vindas ou recusa de entrada. Isso garante a segurança e controle de acesso ao parque.

Analisando a nossa etapa, devemos refletir sobre:

  • 1

  • Cartão RFID
  • Este irá utilizar cinco portas digitais, três das quais são obrigatórias (13, 12 e 11) e duas que podemos selecionar entre as que tivermos livres no Arduino.
  • 2

  • Servo Motor
  • Iremos utilizar um Servo Motor para permitir a entrada no parque de estacionamento. Este irá precisar de uma porta digital PWM (Modulação por Largura de Pulso).
  • 3

  • LCD I2C
  • Este vai ser usado para dar informações ao utilizador. O facto de ser I2C vai fazer com que não sejam necessárias portas digitas. A comunicação é feita através das portas A4 (SDA) e A5 (CLK) do Arduino.
Result image

1. Material a ser usado na etapa

Antes de dar início a qualquer etapa, o nosso primeiro passo deve ser o levantamento do material que vamos necessitar para a execução da mesma. Neste caso, vamos precisar do seguinte material:

2. Circuito a ser utilizado

Veja, na imagem abaixo, o esquema do circuito criado para ser utilizado na breadboard:

Circuito Elétrico

3. Código a Utilizar

Passando para o código da etapa, precisaremos de incluir várias bibliotecas. Nomeadamente, a SPI e a MFRC522 para o RFID, Wire e LiquidCrystal_I2C para o LCD e, por último, a Servo para a utilização do Servo Motor.

Bibliotecas a usar

Em seguida, iremos declarar as variáveis usadas para as portas digitais e variavéis auxiliares que vão ser necessárias para o desenvolvimento da etapa.

Variáveis Globais

No void setup(), inicializamos o Monitor Serial para monitorizar o algoritmo, o LCD para exibição de informações, indicamos a porta digital que servirá para comunicar com o servo e colocamo-lo na posição inicial desejada. Por fim, inicializamos o SPI e o RFID.

void setup

No void loop(), vamos começar por verificar se há algum RFID presente e em seguida fazer a sua leitura.

void loop

Feita a sua leitura, limpamos o LCD para que uma nova informação seja escrita e verificamos se o cartão lido é o que pretendemos que tenha acesso ao parque de estacionamento.

Com permissão

No caso de ser um cartão inválido, informámos o utilizador e voltamos a limpar o LCD com a informação do parque de estacionamento.

Sem permissões

Conclusão

Na conclusão desta etapa do projeto, destacamos a implementação de um sistema de controlo de acesso baseado em cartões RFID, que desempenha um papel fundamental na entrada no parque de estacionamento. Os utilizadores serão fornecidos com cartões RFID personalizados que, quando apresentados, permitirão a abertura da cancela através de um servo motor controlado de forma precisa.

A presença de um LCD para exibir informações de boas-vindas ou recusa de entrada adiciona um elemento informativo e interativo ao sistema. Esta abordagem garante que os utilizadores recebam feedback imediato e claro sobre a sua entrada no parque.

Além disso, a introdução deste sistema de controlo de acesso melhora significativamente a segurança do parque, ao mesmo tempo que fornece um método eficaz para gerir o fluxo de veículos. Com a capacidade de autenticar utilizadores através de cartões RFID, o parque pode garantir que apenas pessoas autorizadas tenham acesso às suas instalações.

Esta etapa do projeto representa um marco importante na automação e segurança do parque de estacionamento, contribuindo para a experiência dos utilizadores e demonstrando a aplicação prática de tecnologia no controlo de acesso.

Na próxima etapa, etapa quatro - "Saída do Parque de Estacionamento", iremos tratar da saída do parque, utilizando ainda o nosso cartão RFID, verificando se o carro já se encontrava no parque. A cancela será aberta por um servo motor, permitindo que o utilizador saia do parque. Isso facilita o processo de saída e melhora a experiência do utilizador.

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