Rascunho
Concentramo-nos na automação da iluminação das divisões da casa. Utilizando circuitos com push buttons e programação em Arduino.
Concentramo-nos na automação da iluminação das divisões da casa. Utilizando circuitos com push buttons e programação em Arduino, buscamos criar um sistema inteligente que permita aos utilizadores controlar, de maneira eficiente e personalizada, as luzes em cada área específica, proporcionando assim maior conforto e economia de energia.
Partindo deste princípio, os pontos a considerar são:
- 1
- Portas digitais Embora não haja necessidade de utilizar um PCF8574 para a resolução desta etapa, temos de ter em atenção a sua necessidade na etapa final, dada aquantidade de portas digitais necessárias para dar resposta a todo o projeto.
1. Material a ser usado na etapa
Antes de dar início a qualquer etapa, o nosso primeiro passo deve ser o levantamento do material que vamos necessitar para a execução da mesma. Neste caso, vamos precisar do seguinte material:
2. Circuito a ser utilizado
Veja, na imagem abaixo, o esquema do circuito criado para ser utilizado na breadboard:
3. Código a Utilizar
Para começar, vamos definir três arrays: botao, vai servir para indicar as portas usadas pelos botões do nosso sistema; LEDs, portas digitais que os LEDs usam; flag, que indica qual o estado (ligado/desligado) de cada LED.
Já void setup() iniciamos o Monitor Série e indicamos o pinMode das portas digitais que vamos usar para os botões e LEDs. Um outro passo que também fazemos é inicializar todos os LEDs, isto é, garantir que todos os LEDs estão desligados.
No void loop() o primeiro passo é ler o valor de cada botão e, em seguida, verificar o seu valor através da função ligaDesliga().
- Se o valor for um, significa que o botão foi pressionado. Neste caso, vamos verificar se a variável booleana flag está a false, o que significa que o LED está desligado, se se verificar vamos ligar o LED e alterar o valor da flag para true. No caso de não se verificar, que quer dizer que o LED já se encontra ligado, vamos desligar o LED e alterar o valor da flag para false.
- Se o valor for zero, não fazemos nada.
A função ligaDesliga() recebe dois parâmetros: o primeiro é o estado do botão, isto é, se este está a ser pressionado ou não; o segundo o índice do array onde tem a indicação da porta digital do LED que pretendemos ligar ou desligar.
Conclusão
Na conclusão da Etapa 01, observamos o êxito na implementação da automação da iluminação nas divisões da casa. Conseguimos estabelecer um sistema que não só permite a ativação e desativação das luzes, mas também abre caminho para um controlo personalizado e eficiente. Essa conquista representa não apenas um avanço tecnológico, mas também um passo significativo em direção a um ambiente residencial mais inteligente e adaptável às necessidades individuais, promovendo conforto e eficiência energética.