Como habitual, o primeiro passo passa por definir as variáveis que vão ser utilizadas para as portas digitais que vão manipular o LED RGB e a da porta analógica que irá receber os valores do Photoresistor.
No void setup() inicializamos o Monitor Série e indicamos o pinMode de cata uma das portas do Arduino que vamos utilizar, tendo em atenção de garantir que o LED RGB está desligado quando o circuito inicializar.
No void loop() vamos começar o valor do photoresistor e, de acordo com esse valor, ligar o LED verde ou vermelho.
Na conclusão desta etapa do projeto, podemos destacar a importância da implementação de photoresistores e LEDs RGB na gestão de lugares de estacionamento. A integração desses componentes permite uma monitorização eficaz da ocupação dos lugares, fornecendo aos utilizadores informações visuais claras sobre a disponibilidade dos mesmos.
Ao utilizar o photoresistor para detetar a presença de veículos e o LED RGB para representar visualmente o estado de ocupação, conseguimos criar um sistema inteligente que promove a eficiência e a comodidade no estacionamento. Os utilizadores podem identificar rapidamente os lugares disponíveis (verdes) e os ocupados (vermelhos), otimizando a utilização do espaço e melhorando a experiência geral no parque de estacionamento.
Além disso, esta etapa é um passo importante em direção a um sistema de gestão completo, que será desenvolvido nas etapas subsequentes do projeto. A combinação de tecnologias como o photoresistor e o LED RGB contribui para a automação e aprimoramento da infraestrutura do parque de estacionamento, tornando-o mais seguro e eficiente para os utilizadores.
Na próxima etapa, etapa três, vamos criar uma cancela de entrada no parque que será controlada por um sistema de acesso com cartão RFID. Os utilizadores terão cartões RFID que, quando apresentados, abrirão uma cancela controlada por um servo motor. Além disso, um LCD fornecerá informações de boas-vindas ou recusa de entrada. Isso garante a segurança e controle de acesso ao parque.