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Na primeira etapa do nosso projeto, vamos concentrar os nossos esforços na criação de um sistema de iluminação pública eficiente, que não apenas tornará o parque de estacionamento mais seguro, mas também proporcionará uma iluminação adequada para a rua adjacente.

Etapa 01 - Iluminação Pública

Vamos explorar como utilizar a tecnologia Arduino para controlar a iluminação de maneira inteligente, proporcionando um ambiente bem iluminado e sustentável para todos os utilizadores.

Partindo deste princípio, os pontos a considerar são:

  • 1

  • Portas digitais
  • Embora não haja necessidade de utilizar um PCF8574 para a resolução desta etapa, temos de ter em atenção a sua necessidade na etapa final, dada aquantidade de portas digitais necessárias para dar resposta a todo o projeto.
Result image

1. Material a ser usado na etapa

Antes de dar início a qualquer etapa, o nosso primeiro passo deve ser o levantamento do material que vamos necessitar para a execução da mesma. Neste caso, vamos precisar do seguinte material:

2. Circuito a ser utilizado

Veja, na imagem abaixo, o esquema do circuito criado para ser utilizado na breadboard:

Circuito Elétrico

3. Código a Utilizar

O primeiro passo é definir as constantes que vão identificar as portas digitais a serem usadas e uma variável booleana que vai servir para nos dizer se a luz está ligada ou desligada.

No void setup() iniciamos o Monitor Série e indicamos o pinMode das portas digitais que vamos usar para o LED e botão.

No void loop() o primeiro passo é ler o valor do botão e, em seguida, verificar o seu valor.

  • Se o valor for um, significa que o botão foi pressionado. Neste caso, vamos verificar se a variável booleana flag está a false, o que significa que o LED está desligado, se se verificar vamos ligar o LED e alterar o valor da flag para true. No caso de não se verificar, que quer dizer que o LED já se encontra ligado, vamos desligar o LED e alterar o valor da flag para false
  • Se o valor for zero, não fazemos nada.

delay(250); na última linha do algoritmo serve para criar uma espera entre as leituras do botão. Esta instrução é muito importante para que seja feita apenas uma leitura quando pressionado o botão. Caso contrário, pode ler mais do que uma vez e o resultado obtido pode ser diferente do que o esperado.

Conclusão

Temos assim a etapa concluída, simples mas importante para dar mais vida e realismo ao nosso projeto.

Na próxima etapa, etapa dois, vamos utilizar LEDs RGB para indicar se os lugares de estacionamento estão livres ou ocupados.

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